quarta-feira, 6 de março de 2013

PROJETO DE PESQUISA: O QUE É E COMO SE FAZ


PROJETO DE PESQUISA: O QUE É E COMO SE FAZ
Ronaldo Martins

projeto. 1. Idéia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro; plano, intento, desígnio. 2. Empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema: projeto administrativo; projetos educacionais. 3. Redação ou esboço preparatório ou provisório de um texto: projeto de estatuto; projeto de tese. 4. Esboço ou risco de obra a se realizar; plano: projeto de cenário. (FERREIRA, A. B. H. Novo Aurélio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992).

Como indica o próprio dicionário, projeto é um plano, uma projeção, um olhar que se debruça sobre o que está por vir, uma carta de intenções, a proposição de um esquema, de um roteiro que se pretende seguir para que seja atingido um determinado fim. É uma tentativa de antecipar e planejar o futuro, de organizá-lo e controlá-lo. É utilizado como estratégia para assegurar que as intervenções (futuras) sejam bem-sucedidas, na medida em que permite a consideração, cuidadosa, de todas as variáveis que poderão interferir na execução de uma determinada tarefa.

Ações previamente projetadas, planejadas, tendem a ser mais suscetíveis ao sucesso, porque terão sido convenientemente ensaiadas. Não seremos pegos de surpresa pelas eventualidades; estaremos preparados. Projetos há de todos os tipos.

Na medida em que todo planejamento acaba redundando em um projeto, haverá projetos de pesquisa, de desenvolvimento, de intervenção pedagógica, de ação social, etc. Neste texto será explorado apenas um tipo de projeto: o projeto de pesquisa.

Nenhum comentário: