Ensinar
através de projetos proporciona a aluno e professores a
possibilidade de aprender com as certezas provisórias e com dúvidas
que são temporárias, entretanto não basta apenas buscar as
informações, é necessário que sejam estabelecidas relações e que as informações gere conhecimento.
Sugestões de temas que podem ser desenvolvidos e trabalhados em forma de projetos. O professor pode escolher o tema e desenvolver sua pesquisa de acordo com sua realidade e criar outros temas.
CONTINUA (Clik no link abaixo)
Temas
|
Exemplos
|
Educação
especial
|
-
acompanhamento a uma turma para registrar o aprendizado;
-levantamento
de dados sobre o número de crianças, causas, tratamento, etc.
-
desenvolvimento de atividades, jogos, analisar o resultado ao
final de um período;
|
Melhor Idade
|
-
desenvolvimento de atividades, jogos, analisar o resultado ao
final de um período;
-
Levantamento de dados sobre doenças, alimentação, atividades
físicas, etc.
-
Acompanhamento a um grupo de idosos, (ex: peso, saúde, etc.) que
pratica atividades físicas comparar com um grupo que não
pratica.
- Criação
e teste de instrumentos que possam facilitar a vida dos idosos;
(adaptações domiciliares)
- Criação
de uma rede de arrecadação e doação de roupas, objetos,
(idosos ou recém nascidos)
|
Saúde e
Doenças
-
genéticas, coração, hipertensão, LER/LTC, lesões em atletas,
Alzheimer;
|
-
Acompanhamento a grupos de pessoas; registrando os dados;
-
desenvolvimento de atividades, jogos, instrumentos;
-
Levantamento de dados, (grupos de risco, estudo de casos)
|
Nutrição
/ Higiene
-
Intoxicação alimentar
-
Obesidade, bebidas energéticas, desnutrição, salmonela, anemia,
etc.
|
-
Acompanhar um grupo (ex:crianças do fundamental) registrar os
dados (peso, altura, IMC, etc) e comparar com outro grupo, período
ou ocorrências;
- Visitar
cozinhas de escolas, hospitais, residencias, identificar/registrar
principais problemas de intoxicação.
- Visitas
a banheiros escolares / residencias, objetos de uso próprio
(celular, relógio, carteira, etc)
|
Banco de
Especies
Insetos,
plantas, pássaros, animais.
|
-
Pesquisar a relação de determinado inseto/plantas/animais com
plantações, hortas, vida humana;
- Criar e
testar através de observações e acompanhamento estratégias de
proteção ou eliminação de pragas nas lavouras, EX: Combater
Mosca Branca nas plantações de tomates com o NIN indiano;
-
Relacionar quais os insetos/animais que ainda podem ser
encontrados na sua região ou não existe mais.
|
Produção
de alimentos
|
- Produção de alimentos na sua cidade, pode-se relacionar a qualidade, quantidade,
metodologia empregada, mão de obra, corporativismo, defensivos
químicos e naturais,
-
Desenvolver instrumentos / atividades que aumentem ou melhorem a
produção de alimentos;
- Criação
de bancos de sementes / mudas;
-
substituição da mão de obra humana (animais também) por
máquinas;
|
Meio-ambiente
|
- extração
de óleos, essências vegetais;
- Quebra
de dormências de sementes; reflorestamento de áreas; controle de
pragas;
-
Desertificação: levantamento de áreas que correm risco;
|
Cultura
|
- Folclore
e cultura popular
- Analise
de obras literárias / comparações entre obras;
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário