terça-feira, 6 de novembro de 2012

Projetos na Sala de Aula


Ensinar através de projetos proporciona a aluno e professores a possibilidade de aprender com as certezas provisórias e com dúvidas que são temporárias, entretanto não basta apenas buscar as informações, é necessário que sejam estabelecidas relações e que as informações gere conhecimento.


Sugestões de temas que podem ser desenvolvidos e trabalhados em forma de projetos. O professor pode escolher o tema e desenvolver sua pesquisa de acordo com sua realidade e criar outros temas.

CONTINUA (Clik no link abaixo)



Temas
Exemplos
Educação especial
- acompanhamento a uma turma para registrar o aprendizado;
-levantamento de dados sobre o número de crianças, causas, tratamento, etc.
- desenvolvimento de atividades, jogos, analisar o resultado ao final de um período;
Melhor Idade
- desenvolvimento de atividades, jogos, analisar o resultado ao final de um período;
- Levantamento de dados sobre doenças, alimentação, atividades físicas, etc.
- Acompanhamento a um grupo de idosos, (ex: peso, saúde, etc.) que pratica atividades físicas comparar com um grupo que não pratica.
- Criação e teste de instrumentos que possam facilitar a vida dos idosos; (adaptações domiciliares)
- Criação de uma rede de arrecadação e doação de roupas, objetos, (idosos ou recém nascidos)
Saúde e Doenças
- genéticas, coração, hipertensão, LER/LTC, lesões em atletas, Alzheimer;
- Acompanhamento a grupos de pessoas; registrando os dados;
- desenvolvimento de atividades, jogos, instrumentos;
- Levantamento de dados, (grupos de risco, estudo de casos)
Nutrição / Higiene
- Intoxicação alimentar
- Obesidade, bebidas energéticas, desnutrição, salmonela, anemia, etc.
- Acompanhar um grupo (ex:crianças do fundamental) registrar os dados (peso, altura, IMC, etc) e comparar com outro grupo, período ou ocorrências;
- Visitar cozinhas de escolas, hospitais, residencias, identificar/registrar principais problemas de intoxicação.
- Visitas a banheiros escolares / residencias, objetos de uso próprio (celular, relógio, carteira, etc)
Banco de Especies
Insetos, plantas, pássaros, animais.
- Pesquisar a relação de determinado inseto/plantas/animais com plantações, hortas, vida humana;
- Criar e testar através de observações e acompanhamento estratégias de proteção ou eliminação de pragas nas lavouras, EX: Combater Mosca Branca nas plantações de tomates com o NIN indiano;
- Relacionar quais os insetos/animais que ainda podem ser encontrados na sua região ou não existe mais.
Produção de alimentos
- Produção de alimentos na sua cidade,  pode-se relacionar a qualidade, quantidade, metodologia empregada, mão de obra, corporativismo, defensivos químicos e naturais,
- Desenvolver instrumentos / atividades que aumentem ou melhorem a produção de alimentos;
- Criação de bancos de sementes / mudas;
- substituição da mão de obra humana (animais também) por máquinas;
Meio-ambiente
- extração de óleos, essências vegetais;
- Quebra de dormências de sementes; reflorestamento de áreas; controle de pragas;
- Desertificação: levantamento de áreas que correm risco;
Cultura
- Folclore e cultura popular
- Analise de obras literárias / comparações entre obras;

Nenhum comentário: